Para aguçar a capacidade de perceber e pensar as realidades do mundo, para além do senso comum e da mera variação sobre um mesmo tema, propõe-se aqui uma instigante tarefa: percorrer diversos caminhos nos textos. Pelo discurso literário, apropriamo-nos de um real construído em experiências nossas e alheias, que se conjugam e são reconstruídas como um saber pessoal.
Ler e escrever, como atos indissociáveis, são a proposta: quem traça caminhos de leitura é capaz de escrever fluentemente, mas é preciso ir além dos fragmentos na internet, dos jornais, revistas e best-sellers, que apenas permitem interagir com um cardápio infinito de divertimentos típicos dos meios de comunicação de massa. Há muito mais a alcançar!
Durante um mês, trabalho com elaboração de textos coletivos e individuais, orais e escritos. Proporciona vivência, a um só tempo, das experiências plurais do teatro e das narrativas.
Trata-se da visita que uma personagem teatral - misto de clown e bufão - empreenderá na sala de aula, convidando os alunos a adentrarem o universo das histórias, de modo íntimo e interpessoal, em que não haverá limites definidos entre o fazer e o fazer-de-conta.
Em quatro encontros, desenvolve-se um jogo de equipe, estruturado sobre contos emblemáticos da literatura universal. No percurso, uma coleção de objetos e textos povoa o passeio pelos domínios da percepção e instiga à prontidão para escolhas em circunstâncias inusitadas. O jogo prossegue numa viagem por três contos, dos quais se revela um esquema de pistas, indicações e vazios a serem desvendados e preenchidos. Finalmente, os grupos apresentam suas leituras e os caminhos que percorreram. Criam táticas e estratégias próprias com base nas sugestões bibliográficas feitas nos encontros anteriores.