Links Interessantes

bibliotecas e acervos

Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes
La Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes (BVMC), inaugurada en julio de 1999, es un amplio proyecto de edición digital del patrimonio bibliográfico, documental y crítico español e hispanoamericano, que pretende potenciar la expansión universal de las culturas hispánicas a través de la utilización y aplicación de los medios tecnológicos más avanzados.
www.cervantesvirtual.com
Bibliothèque Nacional de France
Les principales missions de la BnF: constituer ses collections, veiller à leur conservation et les communiquer au public ; produire un catalogue de référence ; coopérer avec d'autres établissements au niveau national et international et participer à des programmes de recherche
www.bnf.fr
Domínio público (livros digitalizados)
Portal Domínio Público, biblioteca digital da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação, chegou aos 14 mil títulos em seu acervo no início de 2006: dez mil em arquivos de texto e quatro mil em outras mídias. O acervo é constituído por obras de domínio público ou devidamente cedidas pelos titulares dos direitos autorais. O Domínio Público, que iniciou as atividades em novembro de 2004, é um ambiente virtual que permite a coleta, integração, preservação e compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas em textos, sons, imagens e vídeos. Paralelamente, o portal tem procurado reproduzir artigos e trabalhos acadêmicos relacionados à educação a distância.
www.dominiopublico.gov.br
Sibi/USP
Missão: promover o acesso à informação, por meio de programas cooperativos e de racionalização, com o estabelecimento de políticas, compartilhamento de recursos e normalização de procedimentos, no âmbito das bibliotecas da USP.
Objetivo: criar condições para o funcionamento sistêmico das Bibliotecas da USP, a fim de oferecer suporte ao desenvolvimento do ensino e da pesquisa.
Visão: estabelecer modelo de sistema de bibliotecas a partir da definição de políticas, desenvolvimento de programas cooperativos intra e interinstitucionais para geração de produtos e serviços, centrados no interesse do usuário, e em consonância com normas e padrões internacionais de transcrição e de intercâmbio de informações bibliográficas e de comunicação de dados.
www.usp.br/sibi
Prossiga
Criado em 1995, o programa Prossiga tem por objetivo promover a criação e o uso de serviços de informação na Internet voltados para as áreas prioritárias do Ministério da Ciência e Tecnologia, assim como estimular o uso de veículos eletrônicos de comunicação pelas comunidades dessas áreas.
Visando alcançar o objetivo proposto, o Prossiga, na área de CT &I , fortalece a presença da informação brasileira na Rede atribuindo-lhe maior visibilidade e acessibilidade e estimula a criação e consolidação de comunidades virtuais.
www.prossiga.cnpq.br
Jean Lauand
A Editora Mandruvá mantém on-line - na íntegra - uma série de revistas co-editadas por departamentos de diversas Universidades de prestígio internacional (artigos em português, espanhol, catalão, inglês, alemão...). Sugerimos especialmente os artigos do professor Jean Lauand.
www.hottopos.com/4.htm
Jornal da Poesia
Aqui você encontrará páginas de poetas consagrados, de Camões a Castro Alves, mas, e em especial, dos poetas novos, inclusive daqueles que nunca tiveram a chance de publicar qualquer coisa. Encontrará também artigos e ensaios sobre teoria poética e literatura de um modo geral.
Será como que um grande armazém de poesia, um crescente banco de dados, para acesso e consultas do mundo todo. Se você deseja reler um poema que não encontra mais, passe-nos um "e-mail" que, provável, será encontrado e aqui divulgado.
Tem propósito este Jornal de funcionar também como uma cidadela contra o esquecimento: poetas, como por exemplo, Carlos Gondim, cuja obra está em vias de desaparecimento, terão aqui uma chance de restauração.
Mande sua colaboração. Participe, com críticas também. Nada cobramos, nada pagamos. Aliás, cobramos e pagamos em moeda alta: o preço da alma, eterno tributo e resgate da Poesia.
www.secrel.com.br/jpoesia
Poesi.as
Bienvenido, viajero, a esta página creada y mantenida desde Madrid, Orduña y Cercedilla. Con ella se pretende difundir la poesía en español desde sus orígenes hasta hoy. Las versiones ofrecidas tratan de seguir fielmente las obras originales de los más célebres poemas en español, de acuerdo a los criterios explicados más abajo. Esperamos tu colaboración en forma de sugerencias o notificaciones de erratas o defectos.
www.poesi.as
Sololiteratura
Soy Francisco Robles Ortega, tengo 46 años, vivo en Arenys de Mar, Barcelona, España. Estoy casado con Olga, que también colabora en esta página, y tengo dos hijos, Xavier (18 años) y Miquel (14). Me gusta leer, el cine, la fotografía, perderme un poco por internet, el mundo de la solidaridad, investigar, viajar, el café, la música latina, la buena comida... Esta página no tiene fines de lucro. Es un intento de devolver a la literatura parte de lo mucho que la literatura me ha dado a mí.
www.sololiteratura.com
Museu da Pessoa
Todo ser humano, anônimo ou célebre, tem o desejo de eternizar sua história. Esta idéia deu origem ao Museu da Pessoa, que tem como objetivo possibilitar a todo e qualquer indivíduo ter a sua história de vida registrada e preservada. Este é um museu virtual do qual você pode fazer parte, escrevendo e incluindo em nosso acervo a sua história de vida. Além disso, você pode consultar fotos, documentos, vídeos, áudios e outras biografias.
www.museudapessoa.com.br
Museu Nacional do Mar
O Museu Nacional do Mar - Embarcações Brasileiras é um tributo aos homens que vivem do mar. Divirta-se nesta visita virtual, venha conhecer nosso acervo, pessoalmente.Para os estudantes, estudiosos e pesquisadores oferecemos desde material para pesquisa, sala para palestra, sala de exposições, até alojamento. Envie seu projeto para que possamos avaliá-lo.
www.museunacionaldomar.com.br

periódicos

Crítica & Companhia
Crítica & Companhia tem por meta abrir um espaço criterioso para a pesquisa e a crítica produzidas dentro e fora do país, e que, a nosso ver, tornou-se em parte refém do exclusivismo e da política de divulgação editorial dos grandes meios, em parte do hermetismo e da distribuição precária das revistas acadêmicas. O site aceita ensaios e artigos de fundo, fruto da trajetória de pesquisa ou da atividade profissional de seus autores, bem como resenhas críticas sobre temas culturais (música, teatro, dança, artes plásticas e cinema), com ênfase em literatura (quaisquer gêneros literários - poesia, romance, conto, teatro, crônica - e congêneres - como ensaio, epistolografia, diário etc.), além de textos de, ou sobre, teoria e crítica literárias, e traduções comentadas. Em quaisquer textos, não há restrição de língua ou de época.
www.criticaecompanhia.com
Germina - revista de literatura e arte
Vibra-se porque uma revista de poesia completa cinco anos de existência. Poesia e debate crítico. A crítica, essa "Indesejada das gentes" (com licença de Bandeira), que, tal qual àquela a que se referia o poeta, pode despertar reações diversas: "Quando a Indesejada das gentes chegar / (Não sei se dura ou caroável), / Talvez eu tenha medo. / Talvez sorria, ou diga: - Alô, iniludível!". Embora com uma lembrança tão recente de nosso começo, somos capazes de avaliar a extensão da façanha. Caramba! São cinco anos de resistência! E Sibila germina. Vibra-se por poder contar com amigos tão bons, colaboradores tão generosos quanto capazes e talentosos, leitores fiéis e incentivadores. Vibra-se por chegar ao fim de um ciclo de tempo e, ao olhar para trás, para o que resultou de todo o empenho, gostar do que se vê. Vida longa a todos!
www.germinaliteratura.com.br
logovemos
logovemos pode ser um nome cirurgicamente escolhido, ou ter surgido casualmente no meio de uma conversa de decisão adiada. (...) Do que se fala logovemos ao abrir a mensagem. Mas podemos já adiantar que se trata de uma revista de poesia que tentará tematicamente habitar passagens menos exploradas, cartografias incompletas: um mapa onde se vão traçando caminhos. logovemos: terá sido este nome casual?
www.secrel.com.br/jpoesia/logovemos.htm
Em Crise
Somos realistas. Vivemos os últimos dez anos - e continuamos a viver - entre a ditadura do capitalismo cassino e a estética de resistência das bandas de rock...
Somos jornalistas-guerrilheiros. Pretendemos descentralizar a comunicação e usá-la como arma. Sonhamos - este verbo ainda não foi abolido - em construir um outro processo de globalização...
Somos criptojornalistas. Nos reunimos em alcovas, madrugada adentro, para discutir a fusão possível entre jornalismo e militância...
Somos utópicos. Não queremos espaço no que se convencionou chamar grande imprensa. Queremos o seu alcance e outros territórios...
www.emcrise.com.br
La insignia
La insignia no nace hoy. Nació en la palabra de un poeta imprescindible, León Felipe, en plena guerra civil española. Suyos son -aunque lo nieguen banderas y diccionarios- el nombre y el símbolo, la estrella roja.
A lo largo de los años me encontré muchas veces con la edición mexicana de aquel poema. Algo hasta cierto punto extraño, si se tiene en cuenta que el mundo en general, y España en concreto, juega al olvido para no ver, para no hablar, para no pensar, objetivo que exige la negación de párpados, bocas e ideas. O de nombres enteros, como el de León Felipe, demasiado incómodo para ser citado con intenciones asépticas, inadmisible en la farsa de bufones y mercaderes que llamamos Cultura y Política. (Jesús Gómez 20 de marzo del 2000)
www.lainsignia.org
Novae
A publicação, uma das pioneiras dentro desse novo momento da imprensa nacional incrementada pela Web, está baseada em conceitos de informação e conhecimento livres, impulsionados pelo surgimento de expoentes de diversas comunidades que adotam a independência editorial de atuação, em um tempo marcado pela pasteurização de veículos de mídia.
Entrando em seu ano V e administrada no mais autêntico espírito colaborativo, a revista tem como finalidade maior o debate em torno de temas em diversas áreas que permeiam essa nova sociedade com o olhar no futuro.
www.novaeconomia.inf.br
Brasil de Fato
A redação, integrada por uma equipe de jornalistas profissionais, trabalha em sintonia com um comitê editorial composto por doze representantes de diversos segmentos democráticos da sociedade, que se reúne a cada quinze dias. A linha política estratégica da publicação é definida por um amplo conselho político nacional.
www.brasildefato.com.br
Banca de Revistas
O objetivo básico da "Banca de Revistas" é fornecer ao internauta seleção do que há de disponível em termos de publicações periódicas (basicamente jornais e revistas) que possuam edição on-line na web, além de sítios web noticiosos (agências de notícias, serviços de clipping, etc). Estão catalogados tanto sítios web brasileiros quanto do exterior.
planeta.terra.com.br/noticias/banca

sugestivos

Óculos escuros
Mas, e quando o texto é parte não dissociável do próprio visual? Foi lendo Paulo Leminsky, Millôr Fernandes e Vladimir Maiakosky, que senti ímpetos de criar poesia concreta. Essa manifestação tão presente em momentos de ouro da nossa produção literária, como o movimento da contracultura, por exemplo, apresenta agora uma nova tendência evolutiva, que muitos já batizam de poesia visual. Os trabalhos apresentados nesse site são exercícios de texto enquanto forma e forma como elemento de texto. Uma pequena subversão lingüística.
www.geocities.com/oculosescuros/
Pixelbreaker
Uma experiência digital, é clicar pra ver.
www.pixelbreaker.com
Panoplie
L'association Panoplie née en 1989 développe une revue de création sur internet depuis 1999. www.panoplie.org est aujourd'hui un laboratoire pour des artistes et des personnalités qui se donne pour ambition d'élaborer au fil de ses numéros une véritable écriture multimédia.
Un lieu ouvert qui se propose à la fois d'établir des passerelles entre les différentes formes de pensée et de création contemporaines et d'être un espace de débat autour de notre monde en pleine transformation, en faisant attention de ne jamais faire passer la technologie avant l'imagination.
www.panoplie.org
C.U.R.A.
Le C.U.R.A. (Centre Universitaire de Recherche en Astrologie) est un Centre de recherche et un Journal régulier en ligne, accessible à tous et trilingue. Les auteurs qui désirent y participer peuvent m'envoyer leurs textes.
Sujets traités : épistémologie et philosophie de l'astrologie, histoire de l'astrologie, psychologie et astrologie, la vérité sur les horoscopes, étude des opérateurs et structures astrologiques, la recherche en astrologie, astrologie et science, techniques et pratiques (le thème natal, planètes et signes zodiacaux, maisons et domification, valorisation des facteurs, techniques d'interprétation, astrologie mondiale, prédictions), les astrologues
cura.free.fr

movimentos organizados

Cursinho da Poli
É um projeto de educação que busca incluir o maior número de pessoas na universidade pública e no universo da cultura. Seus índices de aprovação são bastante altos e seus preços acessíveis, porque é sem fins lucrativos. Tem um material didático próprio que é completamente diferente dos demais, supervisionado por professores da USP e de outras universidades. Tem um programa de orientação, plantão de dúvidas, biblioteca, livraria com preços abaixo do mercado, palco para apresentações, programas de apoio psicológico, orientação profissional, setor de serviço social, aulas de relaxamento, grupos de coral, música e muito mais, e também tem festas, atividades culturais, mostras de artes e palestras com profissionais de diversas áreas. Incentiva o aluno a participar de ações em comunidade e construir seus projetos de forma coletiva. Isso vale na hora de se preparar para ingressar numa universidade pública.
www.cursinhodapoli.org.br
Galiza livre
...galizalivre.org pretende recolher o mais recente e novidoso da reflexom do independentismo sobre diferentes campos, oferecendo aquelas aportaçons teóricas que apontam à elaboraçom dum pensamento próprio do emergente movimento de libertaçom nacional, orientado sempre à disecçom rigorosa da nossa realidade e à orientaçom prática no caminho da sua transformaçom.
Conscientes de que um movimento com entidade de seu ha de ter umha produçom teórica sólida, genuina e original, galizalivre.org aguarda que esta nova secçom seja umha ferramenta útil para a reflexom crítica e a formaçom daquelas pessoas dumha ou outra maneira comprometidas com a libertaçom nacional e social.
www.galizalivre.org
MST
Sem Terra tornou-se nome próprio. Nome de trabalhadores organizados lutando pela Reforma Agrária e para transformar a sociedade.
Sem Terra tornou-se sinal do resgate da dignidade de trabalhadores e trabalhadoras chamados vagabundos, chutados de um canto para outro. Conquistou, pela sua opção de entrar na luta, uma identidade: sou Sem Terra. Tornou-se, por causa do MST, um cidadão respeitado. E o MST nada mais é do que centenas de milhares de Sem Terra.
A sociedade atual, chamada de neoliberal, exclui os mais pobres, deixando-os sem trabalho, sem direitos e sem dignidade. O MST, aos poucos, consegue resgatar esta dignidade: consegue fazer seus documentos e registrar os filhos; aprende a ler e escrever a realidade e vê os seus filhos participando da Escola; consegue um teto para a família.
Mas isto é pouco. Só conseguiremos nossos objetivos quando a Reforma Agrária for uma luta de todos.
www.mst.org.br
Inter-Disciplinary.Net
As a global network of people, projects, and events, Inter-Disciplinary.Net is primarily an enabling resource which will help in starting, developing, exploring, publishing, and raising awareness of work which is interdisciplinary and multi-disciplinary in nature. As well as organising and arranging our own projects, we actively encourage partnership ventures and proposals. As this project develops, further resources, links and networks will become available as part of the dynamic forum of opportunities that interdisciplinary work offers. We are committed to the view that inter-disciplinary and multi-disciplinary work is the only credible way forward in a rapidly changing world. We cordially invite you to be partners in the dialogue.
www.inter-disciplinary.net
nthposition
The name nthposition was chosen after discovering that the deeply meaningful names were taken. A Google search revealed that nthposition is "significant to floating point types" and "all elements in front of the nth position are less than or equal to this element, and all elements that follow are greater than or equal to it". So we're no better or worse than any other site, and we have no particular editorial policy apart from a strong preference for good, interesting writing.
www.nthposition.com

projetos editoriais

Usina de Letras
O Usina de Letras, antes de tudo, é um ponto de encontro de pessoas que gostam de ler e escrever.O escritor encontra aqui um espaço para publicar suas obras de forma aberta e livre, sem limite de tamanho ou quantidade. Mesmo o iniciante tem a oportunidade de mostrar seu trabalho, sua capacidade, seu potencial. O site fornece ferramentas, automáticas, para o escritor publicar, alterar ou mesmo apagar suas obras, com elas escritor torna-se seu próprio editor.
www.usinadeletras.com.br
Escritório do Livro
Projetos, Assessoria & Pesquisa - o escritório da linguagem é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo promover o livro em seus vários aspectos e manifestações. Suas atividades visam preservar a memória da imprensa e da edição, assim como valorizar e divulgar as diversas artes e técnicas envolvidas na feitura do livro.
www.escritoriodolivro.org.br
Portal Editorial
Este novo ambiente na rede mundial de computadores será veículo de informações e ferramenta indispensável no meio editorial. O fundamento básico será a integração dos diversos segmentos do livro através de um sistema aberto, unindo os catálogos das mais importantes editoras do país aos livreiros, distribuidores, bibliotecas, órgãos governamentais e estabelecimentos de ensino.
www.portaleditorial.com.br
Prosa e Verso
Do contato constante com escritores e poetas, através de Maytê Website, e do desejo expresso de muitos deles de ter seu próprio espaço na Internet, surgiu a idéia de criar um portal onde pudessem hospedar suas obras literárias. Apresento a vocês a Coleção Prosa e Verso! Uma coletânea virtual em Prosa e Verso, onde a única preocupação dos que dela participam é escrever. Divulgá-los e tornar seu trabalho reconhecido é tarefa nossa. Venha para cá!
www.prosaeverso.com

música

Furunfunfum
Furunfunfun é a onomatopéia de um toque de sanfona, podendo significar também festa, bagunça, farra, folia... Nosso teatro é um pouco como um baile de forró ou um show de rock'n roll, onde o calor e a participação do público fazem parte do espetáculo.
Utilizamos em nossas montagens as mais variadas técnicas e estilos teatrais - música, canto, manipulação de bonecos, commedia dell'arte... Seguindo a tradição dos atores ambulantes da Idade Média, apresentamos nossos espetáculos em teatros, escolas, feiras, praças, festas e onde quer que haja um público disposto a compartilhar as emoções de um encontro teatral.
É difícil dizer se o grupo faz teatro infantil também para adultos ou teatro adulto também para crianças. Melhor é dizer teatro para todos os públicos. Faz 12 anos que estamos "furunfunfando" por aí e já produzimos doze espetáculos.
www.furunfunfum.com.br
At-Tambur
Criámos um espaço de divulgação de temas relacionados com a cultura tradicional de Portugal e do Mundo, através da publicação de notícias, eventos, textos e opiniões sobre a música e dança tradicional. At-tambur.com - Músicas do Mundo é o primeiro espaço na Internet portuguesa com actualização diária inteiramente dedicado à Música e Dança Tradicional de Portugal e do Mundo.
www.attambur.com
Ivan Vilela
"Quando fui ouvir pela primeira vez as orações violeiras de Vilela, vi a sua filha adormecida e protegida. Nunca mais serei capaz de ouvir uma viola sem imaginar uma criança adormecida. E que ela cresça, ame e seja feliz... Estou há dias buscando as palavras necessárias para explicar o que existe de mais simples na vida: a paixão pela terra, a querência pela companheira e o amor perpetuado no filho. E assim me faço arauto desta boa nova. E assim me converto; ainda há a possibilidade de que o homem caminha em direção ao Infinito. Tenha o nome que tiver, Ele será sempre rezado, e lembrado, pelos dedos dos violeiros. E o Ivan é o seu mais novo apóstolo. É essa a boa nova. Apenas isso." (Zeza Amaral)
www.ivanvilela.com.br
Mawaca
O MAWACA é um grupo paulista que pesquisa e recria a música das mais diversificadas etnias do globo, sempre conectadas à elementos da música brasileira. Cantando em mais de sete línguas, como búlgaro, finlandês, japonês, swahilli, irlandês, espanhol, hebraico, húngaro, além de línguas indígenas e português, as cantoras do Mawaca recriam temas ancestrais que possibilitam uma pesquisa de sonoridades vocais múltiplas revelando as características étnicas locais buscando sempre estabelecer inter-relações com a música brasileira.
O grupo instrumental do Mawaca tem uma formação pouco convencional, o que resulta numa sonoridade única e inusitada, trabalhada em arranjos que exploram diferentes combinações tímbricas. As transcriações e arranjos desses temas ancestrais são realizadas por Magda Pucci que, além de desenvolver a pesquisa de repertório, é também responsável pela direção musical do grupo.
www.mawaca.com.br
Multikulti
"Bunte" Seiten zum multikulturellen Leben und Überleben in Berlin und Anderswo. Eine umfangreiche Adressen- und Linkliste. Tipps, Kommentare und Anfragen bitte an die Online Redaktion.
www.multikulti.de
Planeta Som
Programa transmitido pela Rádio USP e pela alemã Multikulti, oferece ao público um repertório alternativo e variado de gravações da música étnica mundial. Apresenta as mais diversas tendências, desde a world music à música tradicional de raiz (...) Ao apresentar canções tradicionais vindas de tribos distantes até as mais modernas ondas pop, o Planeta Som mostra que a música não reconhece qualquer preconceito ou fronteira, e segue, na essência, um slogan da Rádio USP - a rádio que fala e toca todas as línguas.
www.psom.com.br
Samba-choro
O boteco virtual do samba e do choro
www.samba-choro.com.br

Confraria de Textos