Ler e escrever - é essa a proposta!
Quem tem o hábito da leitura é capaz de escrever fluentemente. No entanto, ler fragmentos na internet, jornais, revistas e alguns best-sellers apenas permite interagir com o cardápio infinito de divertimentos típicos dos meios de comunicação de massa. Mais além, para o leitor que está disposto a aguçar sua capacidade de perceber e de pensar as realidades do mundo, fugindo do senso comum e das inúmeras variações sobre um mesmo tema, cabe a instigante tarefa de percorrer o universo da literatura; é que pelo discurso literário nos apropriamos de um real feito de experiências nossas e alheias, que são reconstruídas como um saber pessoal.
Uma coleção de objetos e textos povoa o passeio pelos domínios da percepção e instiga à prontidão para escolhas em circunstâncias inusitadas - requisitos fundamentais para a fruição de dois contos.
Um jogo de equipe se constela numa viagem por três contos dos quais se revela um esquema de pistas, indicações e vazios a serem desvendados e preenchidos.
Os grupos de trabalho apresentam suas leituras e os caminhos que percorreram. Criam táticas e estratégias próprias, apoiados nas referências bibliográficas indicadas nos encontros anteriores.